Retrabalho, mito ou verdade?
Você já deve ter visto ou participado de um processo com retrabalho, pois bem, este processo é o resultado de um produto que não atendeu requisitos, padrões ou especificações e por isso deverá ser refeito novamente para atender o mínimo solicitado. Mas e quando não existe padrões mínimos?
E quando isso acontece, quem perde e quem ganha?
Verdade: A perda será diretamente da empresa responsável pelo processo de manufatura ou repassada para cliente, pois com esta etapa o custo de produção aumenta, pense na soma abaixo.
Mão de obra + Matéria-prima + Hora/máquina = $$$$$
Mito: Minha empresa e meu cliente ganham com o retrabalho, deixamos de perder uma peça e ao mesmo tempo atendemos o cliente e o deixamos satisfeito.
Produtividade em alta ou Qualidade em baixa?
Verdade: Quando se fala em produtividade se fala em produção estruturada com cultura da Qualidade, e com esta visão temos um processo controlado para atender requisitos, padrões e especificações, pensando neste sentido, projetar seu processo com foco em Qualidade é o ideal.
Mito: Minha produção está apoiada em rigorosos controles de Qualidade, quando detectamos falhas temos os padrões rigorosos de retrabalho.
Retrabalho é resultado?
Verdade: Retrabalho é a busca para diminuir a perda em uma linha de produção, neste caso temos uma imparcialidade de resultados, que muitas vezes se tornam prejuízos, pois na impossibilidade de recuperar o produto temos a soma do custo abaixo.
Custo produção + Custo retrabalho = Prejuízo
Mito: Retrabalho diminui as perda e com isso mantenho meu ponto de equilíbrio, com isso invisto em Qualificação para meus colaboradores, com objetivo em menos perdas.
Considere os pensamentos acima como ideal para qualquer processo, onde a verdade seria o adequado e o mito o problema. Mas se o nivel de retrabalho é alto, avaliar seu proceso se torna necessário, identifique pontos para aplicações de POKA YOKE e outros métodos para prevensão do problema.
Desenvolver um projeto é idealizar uma produção constante com o equilibrio entre produção e Qualidade, mesmo que exista o retrabalho, tente minimizar este custo ou digamos prejuízo com controles adequados ao seu nivel de Qualidade e a satisfação do seu cliente.
E você! O que pensa a respeito do retrabalho?
Zafenate Desidério
Fonte: Portal Qualidade Brasil