Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade Norma de Referência ISO 9001: 2008

26/06/2011 12:33

Conquistar a certificação ISO 9001 representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho. Ela assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores, possibilita maior desen­volvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processos e a redução de custos.

O projeto de implantação da norma ISO 9001:2008 na Gusa Nordeste S/A, teve início em setembro de 2009, com a contratação de uma consultoria para relatar o nível em que a empresa se encontrava; pôde- se constatar que teríamos um árduo trabalho pela frente, para adequação às normas.


            Em outubro foram criados os comitês: 5S, Comunicação e Estratégico, sendo nomeado o Sr. Flávio Edmundo dos Anjos como representante da direção (RD). No mês de dezembro foram criados os comitês de CEP e MASP, todos para dar suporte ao RD no projeto de implantação da ISO. Criando assim o documento maior da implantação: o Manual da Qualidade e os procedimentos obrigatórios. Ainda nesse mês foram treinados todos os colaboradores da empresa sobre a política da qualidade. Em fevereiro de 2010, foi dado início a criação dos procedimentos setoriais e instruções de trabalho, documentos estes imprescindíveis para o sistema de gestão. No início de maio de 2010 foi nomeado o Sr. Welington Ferreira Senra como novo RD para dar sequência ao projeto, em junho foi implantado os procedimentos setoriais e instruções de trabalho, dando início à criação do Manual de Objetivos e Metas, onde se define as diretrizes e metas a serem alcançadas por cada processo.

No mês de setembro de 2010 foi realizada a primeira auditoria interna do Sistema de Gestão da Qualidade, onde foram encontradas algumas não-conformidades. Desse modo constatamos que ainda teríamos que fazer alguns reajustes.

No mês de novembro de 2010, houve a primeira reunião de análise crítica para discutir os resultados e as ações tomadas pela empresa em relação ao sistema de gestão da qualidade, agendando a pré- auditoria e a auditoria de certificação. Em dezembro de 2010 foi realizada a pré-auditoria apontando as deficiências que impossibilitava-nos de alcançar nossos objetivos.

Enfim, em fevereiro de 2011 a auditoria de certificação auditou todos os setores, para avaliar a conformidade com a norma ISO9001: 2008. E finalmente no dia 10/02/2011 na reunião de encerramento, a Gusa Nordeste S/A foi recomendada para certificação.

 

POLÍTICA DA QUALIDADE

A Política da Qualidade da Gusa Nordeste é firmada nos seguintes pilares:

          Relacionamento de Parceria e Ética com Nossos Fornecedores.

          Fabricar Produtos com Padrão de Qualidade que Atendam as Necessidades dos Clientes.

         Melhorar Continuamente os Nossos Produtos, Processos e Sistemas de Gestão de Qualidade, Buscando Competitividade e Lucratividade.

          Treinar e Qualificar as Pessoas Envolvidas nos Processos da Empresa.

 

VISÃO FUTURO:

 

Ser uma empresa reconhecida à nível Mundial como a melhor referência na Produção de Ferro Gusa e Reaproveitamento de Sub-produtos Industriais.

 

MISSÃO:

 

 

Atuar com Qualidade, Produtividade e Segurança no Processo de Fabricação de Ferro Gusa e Reaproveitamento de Resíduos Industriais, alcançando Resultados Satisfatórios para seus Fornecedores, Colaboradores, Clientes, Comunidade e com respeito ao Meio Ambiente e a Sociedade.

 

VALORES:

 

 

·         Ser uma Empresa Ética, Dinâmica e Ambientalmente Amigável.

 

·         Investir em Tecnologia, Capital Humano e Meio Ambiente.

·         Proporcionar Desenvolvimento Humano.

·         Resultados Satisfatórios para seus Fornecedores, Colaboradores, Clientes e Comunidade.

 

OITO PRINCÍPIOS DA GUSA NORDESTE S/A:

ORGANIZAÇÃO FOCADA NO CLIENTE: A GUSA NORDESTE S/A depende de seus clientes, portanto atender às necessidades atuais e futuras dos clientes, os seus requisitos é a base inicial de cada colaborador, procurando com suas ações exceder as expectativas de nossos clientes;

LIDERANÇA: Líderes estabelecem um propósito, direção conforme definido pela GUSA NORDESTE S/A. Devemos criar e manter um Ambiente Interno, no qual todos os Colaboradores tornem-se totalmente ENVOLVIDOS, MOTIVADOS em atender os OBJETIVOS da GUSA NORDESTE S/A;

ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS: As pessoas em todos os níveis, representam a essência CULTURAL e TÉCNICA da GUSA NORDESTE S/A e o seu total envolvimento, possibilita a utilização de suas habilidades em benefício de TODOS;

ABORDAGEM DE PROCESSO: Um resultado desejado é alcançado mais eficientemente, quando as atividades e os RECURSOS relacionados são gerenciados como um PROCESSO;

ABORDAGEM SISTÊMICA DE GESTÃO: Identificar, entender e gerenciar os processos Inter-Relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização no sentido desta atingir os seus objetivos;

MELHORIA CONTÍNUA: A Melhoria Contínua do desempenho Global da GUSA NORDESTE S/A seja seu  objetivo permanente;

ABORDAGEM FACTUAL PARA TOMADA DE DECISÃO: Decisões eficazes são baseadas na Análise de Dados e Informações;

BENEFÍCIOS MÚTUOS NAS RELAÇÕES COM OS FORNECEDORES: A GUSA NORDESTE S/A e seus fornecedores são interdependentes e uma relação de benefícios mútuos aumenta a capacidade de ambos em agregar valor ao produto, processo e sistema.

PRINCIPAIS ENVOLVIDOS NO PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DA ISO9001:2008 E ATRIBUIÇÕES:

REPRESENTANTE DA DIREÇÃO/RD: Gerenciar as atividades ligadas ao Sistema de Gestão da Qualidade, assegurando que todos os processos, Setores, Recursos estão estabelecidos, implementados e mantidos dentro da empresa.

COMITÊ DE 5S: Coordenar o Processo de Implantação do HOUSEKEEPING por toda a usina,

COMITÊ DE COMUNICAÇÃO: Coordenar atividades focada na comunicação e prospecção na empresa, seja interna, externa, escrita, falada, filmada, entre outras.

COMITÊ DE MASP (METODOLOGIA, ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS): Utiliza uma forma estruturada para a Solução de Problemas no Processo Produtivo para reduzir as falhas, diminuir os custos de retrabalho, melhorar a performance dos PROCESSOS e PRODUTOS e por consequência a queda nos custos da produção.

COMITÊ ESTRATÉGICO: Coordenar o Processo de Implantação do Sistema Gerencial da Qualidade em toda a Organização;

COMITÊ DE CEP (CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO): Empregar as Técnicas Estatísticas para identificar as fontes de desperdício: Causas do Sistema e Falhas Locais, procurando reduzir esses desperdícios;

COLABORADORES DA GUSA NORDESTE S/A: Cada colaborador teve a sua parcela de contribuição para o êxito da certificação, através de idéias e seguindo o estabelecido: IT’s (Instruções de Trabalho), PGQ’s (Procedimentos de Gestão da Qualidade), FGQ’s (Formulários de Gestão da Qualidade), Manuais etc.

Podemos concluir que a empresa evoluiu muito durante este processo e que tivemos vários ganhos como: padronização, organização, profissionais treinados, entre outros. Vale relatar o empenho e comprometimento dos colaboradores e que fique a mensagem que trabalhando em equipe e com inteligência conseguimos superar as barreiras e alcançar os objetivos.

Mas agora, temos um grande desafio: manter o Sistema de Gestão da Qualidade ativo e gerando resultados satisfatórios para a Gusa Nordeste S/A.

 

Fonte: Comitê de Comunicação da GUSA NORDESTE S/A